Saiuacordo

DOCUMENTOS PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA: quais os necessários

documentos para declarar imposto de renda

DOCUMENTOS PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA: quais os necessários

documentos para declarar imposto de renda
Quer saber como fazer o Imposto de Renda em 2023? Veja quais documentos importantes para a declaração.

A declaração do Imposto de Renda é obrigatória em alguns casos, anual e gera sempre muitas dúvidas e atrasos durante os anos entre os brasileiros. No entanto, viemos te tranquilizar: nem sempre precisa ser assim. Saiba quais os documentos para declaração de imposto de renda são necessários, importantes ou inutilizáveis.

Aproveite as dicas e coloque-as em prática desde agora. Com organização e planejamento antecipado, é possível tornar o processo mais seguro, calmo e – o mais importante – assertivo. De quebra, ainda evite a famosa e temida malha fina e fuja nas armadilhas de multas e erros.

Quais documentos necessários para declarar imposto de renda?

Antes de começar a sua declaração de Imposto de Renda, é imprescindível organizar os documentos essenciais para o processo. O contribuinte precisa ter todos os dados de identificação pessoal e dos seus dependentes, se houver. Abaixo vamos listar os principais, lembrando sempre que pode haver exceções em diferentes casos e cada processo pode ter um desmembramento único.

  • Documentos de identidade e pessoal: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência;
  • Cópia da declaração do IR do ano anterior: quem fez a declaração de Imposto de Renda no ano passado deve ter uma cópia do arquivo salva no computador ou uma versão impressa, que pode agilizar o novo preenchimento.
  • CPF dos dependentes: quem possui dependentes legais deve informar o CPF, inclusive das crianças.
  • Informe de rendimentos: documentos recebidos das fontes pagadoras (salário), agentes financeiros e corretora de valores, por exemplo. 
  • Comprovante da atividade profissional;
  • Cópias de recibos e notas fiscais emitidas (autônomos).
  • Informe de rendimentos de distribuição de lucros;
  • Extrato do INSS: aposentados podem acessar o extrato do INSS no Portal Meu INSS ou retirar o extrato nas agências do INSS, com agendamento prévio pela internet.
  • Informe de pagamento de contribuições a entidades de previdência privada (e CNPJ da entidade).
  • Comprovante de rendimento e pagamento de aluguéis: comprovantes ou recibos dos depósitos bancários.
  • Recibos de procedimentos médicos, hospitalares, odontológicos e de fisioterapia (necessário o CNPJ da entidade).
  • Comprovante de gastos com educação: despesas com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou técnico. (Não são dedutíveis cursos de idiomas, cursos de extensão, livre ou cursos preparatórios)
  • Comprovantes de compra e venda de bens.
  • Documentos referentes a rescisões trabalhistas com valores individualizados de salários, como férias, FGTS e 13º salário.
  • Documentos de outros rendimentos do período, como pensão alimentícia, doações, heranças recebida no ano, dentre outras.

Documentos Para Comprovar Renda em 2023:

O contribuinte deve ter os comprovantes da sua receita. Para isto, é preciso alguns cuidados específicos para cada item.

O comprovante de rendimentos de quem trabalha para uma pessoa jurídica deve ser oferecido pela própria empresa. Neste documento deve constar as informações dos rendimentos que foram recebidos durante o ano, Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), contribuições para o INSS e eventuais contribuições, como Previdência Privada, além de gastos com plano de saúde, por exemplo. Caso, o contribuinte não esteja mais vinculado a empresa pagadora, deve fazer a solicitação da documentação. Por este motivo, o planejamento com antecedência é tão importante.

Os bancos também são responsáveis por entregar ao correntista o informe de rendimentos e afins. Neste deve ter descrito os investimentos, saldos e outras operações bancárias de outras naturezas, tais como financiamento e/ou consórcios, por exemplo. Estes devem ser disponibilizados sem maiores dificuldades pelas próprias financeiras, através dos caixas eletrônicos, agências ou – como sempre, a preferida – de forma online.

O mesmo processo deve ser oferecido pelas corretoras de valores onde o contribuinte tenha ou tenha tido investimentos de quaisquer tipos. Esta declaração deve informar o saldo de cada aplicação, juntamente com seus rendimentos respectivos anuais e o valor presente em conta.

Já os rendimentos relacionados a aposentadorias e pensão são fornecidos pelo INSS. Podem ser adquiridos pelas agências físicas ou pelo portal online. Informação importante: Os que recebem benefícios por um plano de previdência privada deve receber o documento da identidade responsável.

Os valores de aluguéis – pagos e recebidos – também devem ser declarados devidamente. Os documentos podem ser solicitados e fornecidos pelas imobiliárias parceiras. Em casos de pagamentos feitos diretamente com o proprietário/inquilino do imóvel, a comprovação para a Receita é feita através dos recibos dos depósitos bancários ou pelo modo formal acordado entre as partes.

Em casos de doações, as entidades ou instituições beneficiadas devem emitir comprovantes assinados que tenha descriminado o nome e o CPF do doador, valor e data do pagamento. Além destes, deve conter o restante das informações do objeto doado na nota, como número de ordem, razão social, CNPJ e o endereço da instituição, por exemplo.

Documentos para Comprovar Pagamentos Para o IR 2023

Além de comprovar os rendimentos com os documentos para declaração de imposto de renda, o contribuinte que optar por fazer a DIR no modelo completo (opção que permite deduzir despesas com saúde e educação) precisa também declarar à Receita Federal pagamentos que foram efetuados no ano-calendário (ano referente à DIR, o ano de recebimento dos rendimentos e das despesas declarados). Logo, é necessário guardar recibos de despesas, que podem aumentar a restituição ou deixar mais barato o imposto devido.

Nestes documentos que declaram os gastos como boletos, recibos e notas fiscais, é preciso ter os dados do contribuinte, além de CPF, CNPJ, razão social, e/ou nome completo do profissional que forneceu a prestação de serviço, juntamente com o valor pago.

Valores gastos com serviço de saúde médico, hospitalar, odontológico e com fisioterapeuta – desde que comprovados – podem diminuir o imposto a pagar ou até mesmo gerar restituições. Os reembolsos feitos por planos de saúde devem também ser juntados com seus recibos respectivos.

Nos casos de gastos com educação, as instituições fornecem os documentos aos alunos, por costume e facilidade. Caso isto não aconteça, basta solicitar ao prestador de serviço.

Como Comprovar Bens na DIR 2023?

Toda compra ou venda de bens como imóvel, veículos, barco e até mesmo gados, por exemplo, também devem ser declarados à Receita Federal. Para esta, o contribuinte deverá ter a nota fiscal, recibo e contrato de compra e venda e/ou escritura.

Além disso, é preciso comprovar também se houver movimentação em algum bem, como cota de empresa que o contribuinte é sócio, dinheiro em espécie ou empresa no exterior.

Pronto!

Agora que você já sabe quais são os documentos para declarar o Imposto de Renda, compartilhe com quem ainda tem dúvidas de como fazer a declaração.

Fique por aqui e veja mais conteúdos como este!

Aproveite e saiba como começar o ano no azul!

Até mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira esse e mais conteúdos em nossas redes sociais

Mais Populares

Descontos exclusivos?

Em alta

Posts Relacionados

Educação financeira para crianças

Educação Financeira Para Crianças

No mês das crianças, prepare seus filhos para um futuro financeiramente saudável com nossa abrangente educação financeira infantil. Descubra como dar-lhes as ferramentas para o sucesso financeiro desde cedo.

Selic em queda: entenda

SELIC EM QUEDA: Entenda

Descubra os impactos da queda da Taxa Selic para 12,75% ao ano na economia e nos investimentos brasileiros. Saiba como se posicionar nesse novo cenário.

Inscreva-se em nossa newsletter