Você já deve saber que todos os cidadão tem uma pontuação chamada “Score” nos birôs de crédito, certo? Essa pontuação é consultada quando fazemos alguma solicitação de crédito em um banco ou instituição financeira. Pode ser um cartão de crédito, um empréstimo financeiro ou até mesmo financiamento. Mas você sabe como aumentar o seu Score?
Já sabemos que é sempre bom manter essa pontuação alta e compreender a importância de aumentá-lo, caso esteja baixo, para que assim consiga mais chances de ter crédito aprovado e ser visto como um bom pagador na praça.
Fique com a gente e garanta seu Score nas alturas.
O que é Score de crédito?
“Score” em inglês, na tradução livre significa “pontuação”. O Score de crédito é a pontuação que todo CPF tem nos principais birôs de crédito e serve como referência para a instituições saberem a chance de você honrar com seus compromissos financeiros ou não.
Como qualquer crédito é um “empréstimo” de dinheiro, a s financeiras precisam ter uma certa referência para tomar conhecimento do histórico da pessoa que está solicitando e sobre a capacidade de arcar com a responsabilidade.
Todos os dados financeiros armazenados para construir o seu Score são coletados através do CPF e o histórico deles fica guardado nos principais birôs de crédito brasileiro, como o Serasa e Boa Vista SCPC.
Como funciona o score de crédito?
No Serasa, por exemplo, utiliza 4 médias de pontuação de Score. Elas são separadas por cores:
- 0 a 300 pontos (vermelho): alto risco de inadimplência;
- 300 a 600 pontos (laranja): médio risco de inadimplência;
- 600 a 800 (amarelo): intermediário risco de inadimplência;
- 800 a 1000 (verde): baixo risco de inadimplência;
Agora você deve estar imaginando: “Tá, mas qual é a pontuação de Score boa?”
Logicamente, uma pontuação boa será aquela entre 600 e 800 pontos, na categoria amarela. Esta mostra que você tem um perfil financeiro sólido e com menor risco de inadimplência.
A média de 800 a 1000 pontos é a mais difícil de ser alcançada. Por isso te tranquilizamos: Não dá problemas em estar na cor amarela.
Já a média de 0 a 300 pontos, a cor vermelha é a que tem maior risco de inadimplência. Assim será bem difícil p seu acesso a crédito. E caso ele seja aprovado, as taxas de juros serão mais altas do que se a sua pontuação fosse outra.
Ok. Mas agora você deve estar se perguntando quais são os fatores que ditam essas pontuações e quais critérios devemos seguir para modificá-lo. Nós selecionamos os principais:
- Dados cadastrais sempre atuais nas plataformas;
- Histórico de pagamento de dívidas e contas dentro ou fora do prazo;
- Número de dívidas e pendências financeiras;
- Movimentações financeiras em geral;
- Uso do limite do cartão de crédito;
- Histórico de solicitações de crédito;
- Utilização de muitos serviços financeiros;
- Pagamento de contas em dia ou não.
Quanto mais atrasos você tiver em seu histórico, pior será sua pontuação. Tente sempre zelar pelas datas corretas ao pagar as contas, preze pelo hábito de poupar dinheiro e evitar muitas solicitações de crédito. Ter um CPF com Score alto é ser bem visto na praça e só te trará benefícios. Acredite!
6 formas de como aumentar o score
Vamos ao que interessa de fato! Confira como aumentar o Score de crédito de maneira correta, fácil e eficaz:
1. Tenha dados cadastrais atualizados sempre
Quanto menos você esconder, mais fácil será confiar em quem você é, não é mesmo? As financeiras concordam com essa máxima.
Por isso, a primeira forma de é sempre manter suas informações pessoais e dados cadastrais atualizados. Se suas contas estiverem números de telefone diferentes, por exemplo, como os bancos irão saber com certeza qual é o número correto?
Então, esteja frequentemente verificando a veracidade de seus dados corretos e atuais nos birôs de crédito.
2. Cultive bons hábitos financeiros
Esta dica pode ser a mais importante de todas sobre como aumentar o Score: ter hábitos financeiros saudáveis e responsáveis. Cultivar bons costumes financeiros. São eles que destacam na prática se você é um bom ou mau pagador. Isso inclui ter o nome negativado ou não.
Sendo assim, os melhores hábitos financeiros são:
- Pagar todas as contas em dia;
- Não ter dívida em seu nome;
- Não usar o cheque especial;
- Não usar todo o limite disponível do cartão de crédito;
- Evitar compras parceladas;
- Evitar solicitar crédito;
- Ter boa organização financeira.
Outro fator importante também que indicamos sempre é não comprometer mais de 30% da sua renda com dívidas. Todas as suas informações financeiras ficam registradas em seu CPF, por isso os birôs de crédito conseguem facilmente associar os seus dados e verificar qual é a sua renda e os valores exatos de dívidas em aberto.
Se você necessita de auxílio para organizar seu orçamento e criar hábitos financeiros bons que te impulsionem para o caminho certo e aumentar seu Score, comece principalmente por se livrar das dívidas, nem que seja necessário renegociar todas elas. Peça ajuda, nunca é demais.
3. Mantenha seu nome limpo
Se o seu nome tem restrições e está negativado, ou tem contas atrasadas e pendências financeiras em geral é mais difícil ter uma boa pontuação nos birôs.
Antes de mais nada, aconselhamos urgentemente que você organize suas contas o mais rápido possível. Encontre o meio correto para o seu perfil para solucionar suas dívidas e limpe o seu nome.
Entre em contato com a financeira responsável por suas dívidas e tente renegociá-las. Tudo é válido afim de se desendividar e seus credores, ou as empresas responsáveis por sua dívida, estarão ali para te ajudar nessa.
4. Não passe do limite do cartão e evite parcelamentos
Se você chega ao limite do cartão de crédito ou passa dele todos os meses, irá parecer que você não gere responsavelmente os seus gastos. Se as contas não fecham não é um bom sinal.
Contudo, se você usa o cartão de crédito, faça o possível para não atingir ou chegar próximo do limite. Aconselhamos sempre que você tente ao máximo usar apenas 30% do limite mensal. Tente e veja os resultados.
Não se esqueça que o cartão deve ser um aliado e não o culpado por mais dívidas. Use-o a seu favor.
Outra forma de utilizá-lo de forma consciente é fazer poucos parcelamos. Evite compras com parcelas infinitas. Afinal, assim parecerá que você sabe administrar bem suas finanças.
5. Mantenha um bom histórico de pagamentos
Esteja sempre atento com as contas que estão vinculadas em seu CPF e quite todas em dia. Não há necessidade de pagar adiantado, basta pagar no dia exato do vencimento e quitar a tempo.
Caso você ainda não tenha um histórico de pagamentos, construa o seu. Acima de tudo, essa dica vale ainda mais se você estiver iniciando a sua vida financeira agora, está no seu primeiro emprego ou ainda não tenha muitos registros de que você é um bom ou mau pagador.
Comece fazendo isso passando algumas contas para o seu CPF e pague tudo em dia, corretamente. Pode ser a conta de luz ou água, aluguel, conta de telefonia, internet, qualquer uma dessas. O fundamental é que elas estejam associadas ao seu CPF e que sejam quitadas até a data de vencimento.
6. Inscreva-se no Cadastro Positivo
O Serasa e o Boa Vista SCPS possuem o serviço do Cadastro Positivo, e isso pode ser um bom indicador a favor do seu Score.
Mesmo se você tem alguma conta atrasada e está trabalhando a forma de solucionar, o Cadastro Positivo pode indicar que você está no caminho ideal e somar pontos para aumentar o Score.
Contudo, com o Cadastro Positivo, as financeiras repassam aos birôs de crédito qual é o seu histórico de pagamentos, quais contas atrasaram ou foram pagas em dia e sobre as dívidas já pagas.
Aos poucos, mais fontes serão adicionadas para somar com o Cadastro Positivo e a expectativa é que as informações sobre pagamentos de contas como luz, água, compras em varejistas, por exemplo, também sejam adicionadas futuramente.
Assim, aos poucos, cada vez mais fontes serão incluídas para contribuir com o Cadastro Positivo. A expectativa é que dados sobre pagamento de contas como água, luz, telefone e compras no varejo, por exemplo, também sejam adicionados.
PRONTO!
Agora que você já sabe as principais formas de aumentar o seu Score de crédito, compartilhe essa ideia com quem precisa.
Fique por aqui para mais conteúdos como este!
Até mais!
9 respostas em “COMO AUMENTAR O SCORE: 6 formas fáceis”
[…] A negociação de dívidas e empréstimos pode ser uma ótima opção para aqueles que estão enfrentando dificuldades financeiras, pois pode ajudá-los a aliviar suas dívidas de uma forma mais acessível. Também pode ajudar a evitar a inclusão do seu nome em listas de inadimplentes, proteger seu crédito a longo prazo e aumentar os eu Score como já explicamos aqui. […]
[…] Confira aqui a matéria completa sobre como melhorar o seu Score de forma eficaz. […]
[…] temos um post ensinando como aumentar o Score de forma rápida e prática, […]
[…] Ter a sua dívida vendida para a Acrux Securitizadora resultará em maiores facilidades na hora de fechar um bom acordo que caiba no seu bolso e consequentemente seu nome não estará mais negativado. Posteriormente, isso também resulta no aumento do seu Score, mais facilidade na hora de solicitar crédito e financiamentos. Visto que as vantagens de aumentar o Score são inúmeras, relembramos delas neste artigo completo. […]
[…] um artigo completo explicando detalhadamente cada nuance do Score de Crédito e como ele impacta diretamente na sua […]
[…] sentido, saiba mais sobre como funciona essa […]
[…] Quer mais informações sobre como aumentar o seu Score de Crédito? Saiba agora! […]
[…] E por falar nisso, entenda como aumentar o seu Score agora. […]
[…] As vantagens de aumentar o Score são inúmeras, e relembramos delas em nosso artigo detalhado. […]